Golden Gate Bridge à noite em San Francisco
San Francisco

Clima e temperatura em San Francisco na Califórnia

Entenda como é o clima e a temperatura em San Francisco, para você conseguir se planejar bem para a sua viagem. O clima da Califórnia é bem parecido e não varia muito de cidade para cidade, mas San Francisco é o que mais se difere das outras.

San Francisco na Califórnia

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na sua viagem à Califórnia. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem à Califórnia.

Como são o clima e a temperatura em San Francisco?

O clima de San Francisco é considerado um dos menos quentes da Califórnia. Ele não varia muito de mês para mês e tem uma temperatura agradável durante todo o ano. A média da temperatura é de 19°C, podendo chegar até 25°C no verão e 5°C no inverno. O clima é bem agradável e um pouco mais úmido do que as outras cidades da Califórnia, que possuem um clima mais seco, pois a umidade do ar no estado é baixa e as chuvas acontecem muito raramente.

Gráfico de temperaturas em San Francisco

1. Verão em San Francisco (21 de junho a 20 de setembro)

No verão, principalmente em julho e agosto, o clima de San Francisco é mais quente e o sol predomina. As temperatura não são tão altas e costumam ficar entre 11°C e 21°C. Ainda assim, é possível aproveitar várias atrações na cidade. O bom é que quase não chove nessa época.

Verão em San Francisco

O que levar na mala para o verão em San Francisco?

Essa época é mais quente, então leve roupas frescas, calçados confortáveis, chapéus, bonés, protetor solar ou bronzeador e garrafas d’água. É importante manter-se sempre bem hidratado durante a sua viagem em San Francisco. Não esqueça as roupas de banho.

O que fazer no verão em San Francisco?

Um dos melhores passeios para fazer durante o verão em San Francisco é para a famosa Ilha de Alcatraz, onde está sua histórica prisão. A travessia para essa ilha é feita por ferryboat, um barco, já que ela fica a 2 quilômetros e meio da cidade. A prisão de Alcatraz, que já foi morada de Al Capone, é um museu atualmente que recebe milhares de visitantes todos os anos.

Ilha de Alcatraz

Outra região imperdível em San Francisco é Fisherman’s Wharf, um bairro turístico repleto de lojas, restaurantes, bares, cafés e muitas atrações. Por lá, está o Pier 39, o píer mais famoso da cidade, situado no coração da Baía de San Francisco. Ele conta com cinema em 7D, carrossel de dois andares e o Sea Lion Center, que mostra como é a vida e preservação dos leões marinhos.

Pier 39 em San Francisco

Eventos no verão em San Francisco

  • San Francisco Pride Celebration & Parade (junho): é um dos eventos mais importantes do estado, pois a cidade de San Francisco é símbolo da comunidade LGBTI.
  • Festival Catalão (julho): essa festividade colorida traz o melhor da cultura espanhola. Ele oferece passeios especiais, música, dança flamenca, comida típica e muito mais.
  • Festival Eat Drink SF (agosto): é um evento gastronômico que reúne os melhores chefs e bartenders locais, para os visitantes experimentarem as delícias da comida de San Francisco.
  • Outside Lands Music & Arts Festival (agosto): um dos principais eventos anuais da cidade, é um festival de música e artes com vários palcos e artistas talentosíssimos. Ele acontece no parque Golden Gate, com duração de três dias.
  • Annual Ghirardelli Chocolate Festival (setembro): costuma durar dois dias e oferece degustação de chocolates Ghirardelli e vinhos. Além disso, você pode assistir aos chefs locais prepararem varias delícias.

Feriados no verão em San Francisco

  • Segunda quinta-feira após o dia de Pentecostes: Corpus Christi
  • 14/06: Dia da Bandeira, Flag Day
  • Terceiro domingo de junho: Dia dos Pais, Father’s Day
  • 04/07: Dia da Independência dos Estados Unidos, Independence Day
  • 03/09: Dia do Trabalhador, Labor Day
  • 11/09: Dia do Patriota, Patriot Day

Outside Lands Music & Arts Festival em San Francisco

2. Outono em San Francisco (21 de setembro a 20 de dezembro)

No outono, principalmente no mês de outubro, a temperatura já começa a cair e os dias ficam quentes à tarde e frios à noite e durante a manhã. As temperaturas costumam variar de 10°C a 18°C. A vantagem dessa época é o menor fluxo de turistas e, portanto, lugares mais vazios e menores filas nas atrações.

Outono em San Francisco

O que levar na mala para o outono em San Francisco?

O outono marca a transição de temperaturas mais quentes para as mais frias, então o ideal é levar tanto roupas mais frescas, como camisetas e shorts, quanto blusas e calças.

O que fazer no outono em San Francisco?

No outono, visite o San Francisco Ferry Building, um antigo terminal ferroviário que existe desde 1898 e atualmente, conta com um mercado bastante procurado por moradores e turistas. Isso porque o Marketplace é o maior mercado de comida da cidade e oferece excelentes restaurantes, cafés e lojas. Lá, você encontra os mais variados tipos de produtos, podendo consumir na hora ou levar. É um passeio muito interessante.

San Francisco Ferry Building

Também vale a pena incluir em seu roteiro turístico uma ida à Chinatown e à Japan Town. A primeira é uma das regiões mais visitadas de San Francisco e traz o melhor da cultura chinesa, incluindo culinária e produtos. Já a Japan Town oferece restaurantes e lojas focados na cultura japonesa. No local, também estão os shoppings centers Japan Center e Nihon Machi.

Chinatown em San Francisco

Eventos no outono em San Francisco

  • Treasure Island Music Festival (setembro): é um festival de música totalmente gratuito, que conta com muitos food trucks e apresentações.
  • San Francisco Jazz Festival (setembro a novembro): o SFJF é um dos festivais de música mais populares da cidade. Ele costuma acontecer entre os meses de setembro e novembro e traz artistas internacionais para se apresentarem em locais diferentes.
  • Day of the Dead (novembro): para celebrar o Dia dos Mortos, em 1º de novembro, a cidade de San Francisco traz suas raízes latinas e reúne milhares de pessoas para honrar seus ancestrais. Nesse dia, acontecem algumas manifestações artísticas e musicais.

Feriados no outono em San Francisco

  • 12/10: Dia de Cristovão Colombo, Columbus Day
  • 31/10: Dia das Bruxas, Halloween (data comemorativa)
  • 11/11: Dia dos Veteranos, Veteran’s Day
  • Quarta quinta-feira de novembro: Dia de Ação de Graças, Thanksgiving Day
  • Sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças: Black Friday

San Francisco Jazz Festival

3. Inverno em San Francisco (21 de dezembro a 20 de março)

Em dezembro, quando inicia o inverno em San Francisco, começam também as fortes chuvas, embora não sejam tão frequentes. Ainda que a cidade seja mais fria que outras na Califórnia, como San Diego e Los Angeles, essa estação do ano costuma ser amena. As temperaturas ficam entre 8°C e 15°C.

Inverno em San Francisco

O que levar na mala para o inverno em San Francisco?

O inverno em San Francisco costuma alcançar temperaturas mais baixas, portanto leve roupas quentes. Casacos grossos, roupas de lã, sapatos fechados, luvas, cachecóis e toucas. Ainda que não esteja mais calor, vale a pena sempre levar garradas d’água com você, para se hidratar. E não se esqueça de levar guarda-chuva ou capa de chuva.

O que fazer no inverno em San Francisco?

Durante o inverno, dê preferência aos pontos turísticos em San Francisco que sejam em locais fechados e cobertos, como os museus. A cidade conta com museus e galerias muito interessantes. No Asian Art Museum, por exemplo, você descobre mais sobre a arte asiática e ainda conhece um dos espaços culturais mais belos e importantes dos Estados Unidos.

Asian Art Museum em San Francisco

O Exploratorium também é um dos melhores museus em San Francisco e dedica-se à ciência. O local está dividido em várias galerias, cada uma com um foco diferente. Na cidade, você ainda encontra o Walt Disney Family Museum, um museu muito divertido dedicado à vida e obra de Walt Disney. Já os amantes da arte não podem deixar de visitar a galeria City Art.

Walt Disney Family Museum em San Francisco

Eventos no inverno em San Francisco

  • Desafio Mavericks (janeiro): é uma competição de surfe bastante animada.
  • Ano Novo Chinês (fevereiro): a data de comemoração pode variar, mas costuma ser no mês de fevereiro. Esse evento traz desfiles e atrações ligadas à cultura asiática.
  • Festival do Queijo Artesanal da Califórnia (março): esse evento de três dias é ideal para quem gosta de queijo, pois traz alguns dos principais fabricantes de queijo do mundo. Você ainda pode experimentar essas delícias.

Feriados no inverno em San Francisco

  • 25/12: Natal, Christmas Day
  • 31/12 e 01/01: Ano Novo, New Year’s Eve
  • Terceira segunda-feira de janeiro: Dia de Martin Luther King Jr., Martin Luther King Day – MLK Day
  • 14/02: Dia dos Namorados, Valentine’s Day (data comemorativa)
  • 17/02: Aniversário de Washington, Washington’s Birthday
  • 17/03: Dia de São Patrício, St. Patrick’s Day

Natal em San Francisco

4. Primavera em San Francisco (21 de março a 20 de junho)

A partir do mês de abril, o clima em San Francisco já começa a esquentar um pouco e fica muito mais agradável. A temperatura sobe e fica entre 11°C e 18°C, podendo ainda ser mais baixa durante os períodos da manhã e da noite.

Primavera em San Francisco

O que levar na mala na primavera em San Francisco?

Assim como o outono, a primavera também marca a transição de temperaturas, porém para as mais quentes. Se você for no início dessa estação, leve roupas quentes, já no final, inclua roupas leves e trajes de banho. Deixe sempre um casaco com você, pois as noites costumam ser mais frescas.

O que fazer na primavera em San Francisco?

Aproveite a primavera em San Francisco para passear pelos parques da região. Por lá, há diversos espaços incríveis, repletos de áreas verdes boas para caminhar ou fazer um piquenique. Entre os melhores parques de San Francisco, estão o Golden Gate Park, o Alamo Square Park e o Yerba Buena Gardens. No primeiro, você encontra museus, um carrossel antigo, um moinho holandês e lagos belíssimos, enquanto no Alamo Square, há um parque infantil e campo de tênis.

Alamo Square Park em San Francisco

Já o Yerba Buena Gardens é separado em dois blocos, unidos por uma ponte, onde está o centro de convenções Moscone Center. Ele também conta com museu, o memorial de Martin Luther King Jr. e um carrossel. Durante o seu passeio por San Francisco na primavera, visite também a famosa Ponte Golden Gate, cartão postal da cidade. São mais de 3 km distribuídos em uma altura de mais de 200 metros, e de lá, é possível ter uma vista fantástica da região.

Golden Gate Bridge em San Francisco

Eventos na primavera em San Francisco

  • Northern California Cherry Blossom Festival (abril): é o Festival da Flor de Cerejeira no Norte da Califórnia. Esse evento ocorre na mesma época em que as flores de cerejeira desabrocham, em dois finais de semana de abril. Ele conta com barracas de comida, apresentações culturais, shows ao vivo e outras atrações ligadas à cultura japonesa.
  • San Francisco International Film Festival (abril): é um dos festivais de filmes mais antigos dos Estados Unidos. Ele tem duração de duas semanas e apresenta centenas de filmes de mais de 50 países.
  • International Beer Festival (maio): esse evento oferece cevejas de mais de 100 cervejarias de todo o mundo. O dinheiro arrecadado é doado à creche cooperativa Telegraph Hill Cooperative Nursery School.
  • Bay to Breakers (maio): realizada desde 1912, é a corrida anual consecutiva mais antiga do mundo. Ela começa na parte frontal da Baía de San Francisco e seu ponto final fica em Ocean Beach. É bastante animada e divertida.
  • Carnaval de San Francisco (maio): o carnaval da cidade é bem parecido com o do Brasil, com muita animação, fantasias, desfiles, shows musicais, dança e outras atrações.

Feriados na primavera em San Francisco

  • Primeiro domingo após a primeira lua cheia, geralmente em abril: Páscoa, Easter
  • Segundo domingo de maio: Dia das Mães, Mother’s Day
  • 25/05: Dia da Lembrança, Memorial Day

Northern California Cherry Blossom Festival em San Francisco

Meses chuvosos em San Francisco

Entre os meses de dezembro e março, ocorrem as chuvas mais fortes em San Francisco, mas não pense que esse fato é um problema. Mesmo nessa época, é tranquilo ir a San Francisco ou qualquer lugar da Califórnia.

Chuva em San Francisco

Qual é a melhor época para conhecer San Francisco?

O período ideal para visitar San Francisco é de março a junho e de setembro a dezembro, ou seja, na primavera e outono. Esses meses são menos chuvosos, oferecem temperaturas agradáveis e menos fluxo de turistas. É a época de maior economia, com preços baixos e atrações mais vazias. Já nos outros meses, o clima de San Francisco costuma ser bastante imprevisível, com mistura de frio, vento e neblina.

Lombard Street em San Francisco

Dica do celular para San Francisco e Califórnia

O ideal é você poder usar seu celular à vontade em San Francisco e na Califórnia, pois ele acaba sendo muito útil e vale muito a pena. Os pontos turísticos, shoppings e parques de diversão possuem ótimos aplicativos. E você pode usar os aplicativos dos cupons de desconto, você economiza uns 100 dólares por não precisar alugar um GPS para o carro pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e praias.

E você também pode ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Califórnia nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Califórnia. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E poderá pesquisar tudo sobre o clima e temperatura em San Francisco para o centro quando estiver lá.

Dica do celular para San Francisco e Califórnia

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Califórnia

Agora que você já sabe tudo sobre o clima e temperatura em San Francisco, uma dica importante é que as praias, parques, shoppings, outlets e pontos turísticos de San Francisco e da Califórnia são sempre bem afastados, e para aproveitar muito mais sua viagem, poder conhecer todos os lugares e fazer compras com tranquilidade é essencial alugar um carro.

Se quiser, veja nossas dicas de como alugar um carro na Califórnia com tudo o que você precisa saber do assunto e conseguindo preços incríveis com ótimos comparadores de preços. É muito mais barato do que as pessoas pensam e vale muito a pena. Com um carro você consegue fazer um roteiro incrível pela Califórnia passando pelas suas principais cidades como San Diego, Los Angeles, San Francisco, Santa Bárbara, Santa Mônica e ir até para Las Vegas.

Viagem de carro pela Califórnia

Uma dica legal e que faz a diferença na viagem à San Francisco é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar em um hotel legal. A cidade tem muitas regiões legais e o ideal é ficar localizado nas regiões turísticas, perto dos principais pontos turísticos e da praia. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em San Francisco, que lá tem as dicas das melhores regiões para se hospedar por lá e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente (e achar hotéis excelentes em promoção).

Veja outras matérias imperdíveis de San Francisco:

Seguro Viagem para Califórnia: Quais são os melhores e com os melhores preços.
O que fazer em San Francisco: Principais lugares e pontos turísticos.
Outlets em San Francisco: O guia completo para fazer compras.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *